segunda-feira, dezembro 29, 2008

Manuel Ricou - O senhor engenheiro do século

Ora bem, como "primeiro" post a sério após esta ressuscitação, gostaria de dedicá-lo à figura que se encontra na imagem acima. Quais Obamas quais quê, era de homens como este que o mundo precisava para mandar no mundo! Continuem a ler e irão perceber porquê :)

À muito muito tempo, na altura em que os dinossauros ainda andavam nas ruas(*), o mundo era essencialmente povoado por seres... parvos. A humanidade não sabia fazer muito mais do que ir ao MCDonald's, coçar os colhões e ver partidas de futebol. No entanto, para mudar isto tudo e estabelecer uma distinção especial entre o Homem e os animais (a inteligência), surgiu o senhor da imagem. Chama-se Manuel Ricou. Não, não é nenhuma celebridade da televisão, por isso é normal que não o reconheçam. Este senhor é, possivelmente, o maior génio do mundo e, quem sabe, até de Portugal! Ladies & gentlemen, falo do meu professor de Cálculo.

Sim.

O meu professor.

De Cálculo.

Sim eu sei, neste momento devem estar a pensar para vós próprios: "eish que nerd, agora vem-nos falar dos seus professores chatos e freaks e geeks da faculdade, que fiiiiixe...". Eu compreendo, mas compreendam vocês também uma coisa...(*)

MAAAAAN!(*) Se há coisa que este professor não é é um professor chato e freak e geek da faculdade! (**)

A primeira coisa que gostaria de referir sobre este senhor engenheiro(*) é a sua magnífica capacidade de tornar as aulas de matemática em aulas efectivamente divertidas. A maneira como este homem cria a ilusão de que Matemática é a cadeira mais básica e elementar de todo o universo é conseguida através de um domínio extremo tanto das capacidades do cérebro humano como de retórica. A sério, falar de integrais, primitivas, demonstrações trigonométricas e tantas outras coisas como se estivessemos a falar de brinquedos CHICO e desenhos animados é assombroso! Chega a dar a impressão que é tudo matéria que podia muito bem ser leccionada no 1º ano do ensino básico. E o espantoso nisto tudo é que ele consegue feitos destes sem recorrer a qualquer tipo de magia negra!(*) Não são precisas sessões de hipnotismo nem poções mágicas. O truque é, na verdade, muito simples: o que o senhor engenheiro Manuel Ricou faz é usar o cérebro, coisa que pouca gente hoje em dia não gosta ou acha muito cansativo de fazer.

O sarcasmo e ironia são também duas constantes nas aulas deste senhor. Para quê explicar matemática de maneiras demasiado complexas e entediantes, quando se pode assumir uma postura "cut the crap", ir directamente às dificuldades e esmagar-lhes que nem insectos? É mais um dos "charmes" deste senhor engenheiro, e que está intimamente ligada à sua capacidade de fazer primitivas e integrais parecer matéria de 1º ano. Não é todos os dias que vemos uma pessoa a resolver um exercicio de grande complexidade como se tivesse a fazer torradas ao pequeno-almoço. Aliás, é notória e de facil percepção o tipo de relação deste senhor com a matemática. Ele praticamente que a trata por "tu" ao resolver qualquer exercicio.

No entanto, apesar de tudo o que já falei sobre o senhor engenheiro, existe um pormenor em particular que o demarca dos restantes génios da História. Algo tão simples como o seu simples... riso. Não, não é um comentário paneleiro que revela a minha verdadeira orientação sexual, é que por cada vez que este senhor engenheiro ri, centenas de alunos no instituto superior técnico também se riem. Não consigo encontrar adjectivos que caracterizem concretamente o seu riso, mas é algo que transmite tanto de medo como de comédia. São ainda desconhecidas as razões pelas quais este senhor engenheiro se ri desta maneira tão única... Será que se ri da desgraça em que nos metemos por termos entrado naquele curso/estabelecimento? Será que se ri dos vários anos que iremos passar lá? Ou será um riso maléfico como quem diz "epah eu sou o único gajo que percebe a merda que está no quadro, que engraçado"? É um riso que para sempre carregará este mistério, mas que sem dúvida caracteriza e torna este senhor engenheiro num engenheiro único.

Enfim, são tantas as coisas que fazem de Manuel Ricou um engenheiro especial... por mais que possamos odiar e cuspir na matemática, este senhor engenheiro consegue PELO MENOS fazer-nos ver o lado engraçado de aprender esta cadeira. Nem que seja só pelo o seu riso característico, ter um professor destes é o sonho de muita gente!

Para terminar, um bom ano novo, e trago-vos novidades e assuntos de merda para o ano! ;D


NOTAS:
(*) - expressões criadas e regularmente usadas por Manuel Ricou.
(**) - maneira de falar que Manuel Ricou usa em determinadas situações

18 Comments:

At 5:55 da manhã, Anonymous Anónimo said...

ainda bem que nao sofres tanto como eu a calculo -.-

 
At 1:04 da manhã, Anonymous Anónimo said...

epah tens q mostrar isto ao ricou.. ele iria delirar..

 
At 1:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Grande post! Finalmente uma "homenagem" digna a este grande senhor e homem. Por tudo o que nos ensinou ele bem o merece. Resta dizer-me que independentemente de passar ou não à cadeira, adorei tê-lo como docente e espero ter oportunidade de ir assistir a outras aulas dele noutras cadeiras.
Como muito bem está frisado no post, é um professor que ensina de modo a tornar esta cadeira (uma das com maior taxa de insucesso) muito cativante.
Parabéns pelo post.
Ricou...um "granda" PATRÃO.

 
At 2:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Já disse isto: *HAIL* ao grande Ricou e ao autor desta tremenda homenagem que andava na cabeça de centenas de "senhores engenheiros" e agora ganhou forma! Aquela salva de palmas na ultima aula foi mais que merecida!

Já merecia uma daquela medalinhas todas produzidas, entregue pelo Cavaquinho... : )

 
At 11:00 da tarde, Blogger Mar said...

gostei da parte em qe referes a tua "verdadeira orientação sexual"... aqela qe tens agora é a falsa ? :P @

 
At 9:06 da tarde, Blogger Nobody said...

geek! es tao nerd tao nerd que assusta! ahahahahah
va va esquece la a graxa ao ricou a vai la estudar programaçao!
ole!

 
At 10:29 da tarde, Blogger suzinhah said...

vim parar aki nem sei bem como!
lol mas oh bernardo essa ilusão do tipo "ahhh o prof é brutal ele resolveu em 2 seg o k eu tou à 2 meses a tentar resolver" é comum e realmente delirante num aluno de 1o ano!
todos passamos por isso!há sempre akeles profs brutalissimos que percebem milhoes do assunto que com eles a explicar tudo parece basico (mm k no exame a ilusão se transforme em dura realidade...ups!) e que têm sempre uma caracteristica peculiar (eu tinha um que manjava pacotes de células mas que tinha uma acentuação tipica indiana muito engraçada MESMO!...enfim ñ s pode ter tudo...)
Portanto não te preocupes é natural que apanhes alguns professores assim mais no inicio do curso (pa impressionar a caloirada) mas olha integrais não é ilusão é mm lixado!(sim eu tb estudei esse terror -.-')

bem vai la estudar a ver se consegues passar a análise (ou algebra, calculo, matematica aplicada a uma cena klk)
bjinhos***

 
At 1:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

como comentário ao q a suzinhah disse: qd nós somos pequenos também achamos que os nossos pais sabem tudo porque na altura n conseguimos resolver certos exercícios q parecem dificílíssimos mas q os nossos pais fazem parecer fáceis... Acredito q este professor possa ser especial por tornar a aprendizagem divertida mas isso é só e unicamente a boa qualidade dele como professor.. porque admirá lo por ele saber resolver casos matemáticos não é plausível visto q qqr pessoa o fará com esforço.. :P

Cumprimentos,

o teu amigo filósofo vencedor dark sided hehe :D:D

p.s.: eu ganho SEMPRE BERNARDO! xD

 
At 11:12 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Faltou uma breve referencia á expressão chave do semestre: "de um ponto intuitivo", é que naquelas aulas tudo se tornava intuitivo... e "parafraseando um atleta olimpíco português: eu de manhã tou bem é na caminha". Isto realmente marca uma pesso
Grande post, homenagem merecida.

estava a pensar comparar este coment a um carro mas não tou com imaginação :p

 
At 12:26 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"...porque admirá lo por ele saber resolver casos matemáticos não é plausível visto q qqr pessoa o fará com esforço.. :P "

terei plenamente que discordar. nao sei qm es nem se conheces o ricou ou nao, mas a maneira que ele resolve certos casos matematicos É PLAUSIVEL DE ADMIRAÇAO. e olha, nem toda a gente consegue resolver grandes casos matematicos... nem com muito trabalho..

 
At 8:33 da tarde, Anonymous Ricardo said...

Sem margem para duvidas, um pessoa excelente com uma disposição espectacular... um grande professor de matemática sim senhor, pois estava em maus lençóis para faxer uma cadeira e bastou 2 explicações que passei sem qualquer problema... um grande abraço Engenheiro - Ricardo Filho da Alice ;)

 
At 8:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sem margem para duvidas uma pessoa excelente com uma disposição fora do normal... É um excelente professor de matemática sim senhor, pois tive quase a chumbar numa cadeira e bastaram 2 esplicações do Professor que passei sem problema... Um grande abraço Engenheiro - Ricardo filho da Alice ;)

 
At 10:59 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Fodass* para mim RICOU A PRESIDENTE!!!!Mais nada!!
RICOU AMIGO O POVO TA CONTIGO!!!

 
At 11:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Que ele é um professor extremamente engraçado e que cativa os alunos? Obviamente. Faz-nos passar aquela hora de aulas atentos e sem alunos a dormir? Sim. Mas se ele é génio de alguma coisa é a obrigar os alunos a estar a olhar para o quadro todos fascinados com o que ele está a fazer e ao fim de 15 minutos apercebes-te "Ei espera... O que e que ele está a tentar fazer ao certo?"

Manda muitas piadas e divaga ainda mais. Não foi propriamente o melhor professor que tive sinceramente mas ao menos foi dos o que me fez dormir menos.

 
At 9:07 da tarde, Blogger Luís said...

Foi com o Manuel Ricou e a super querida professora Sofia Naique que passei a Cálculo I. Isto após um número de chumbos à cadeira que não me atrevo a pronunciar.

O Ricou foi dos professores mais marcantes que tive. Não sei se contigo era assim, mas ele costumava chegar uns 5 minutos atrasados e os alunos já estavam todos sentados prontos para começar a aula, muitos nas filas da frente para não perder pitada.
E o mais impressionante era quando ele chegava, todos nós aplaudiamos a sua entrada.
Não conheço um aluno que não o admire. Quanto à resolução dos problemas, qualquer professor de matemática tem de saber fazê-lo e muito bem, mas ele conseguia fazê-lo de maneiras diferentes notáveis, e os alunos, mesmo os que mais se estavam a cagar para calculo, observavam e escutavam maravilhados a incrivel explicação que ele dava, que fazia parecer tudo aquilo tão simples.

Já agora, a Sofia Naique, apesar de ter problemas de saúde bastante impeditivos fazia um grande esforço para nos ajudar o máximo possível.

É certo que com estes dois professores a coisa até estava facilitada demais (falo a nivel de metodo de ensino, parecia que estávamos no básico, mas a matéria e os exames eram de dificuldade normal de universidade).
Mas creio que o Ricou tinha bastante o espirito espectacular de querer ensinar os alunos a Pensar!

Mesmo quem chumbou com o Ricou, admira-o imenso, uma pessoa definitivamente marcante, foi uma óptima surpresa descobrir este post :D

 
At 3:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu não tive o "Manel" como professor mas como chefe, colega e amigo no que foi um grande centro de desenvolvimento de software duma grande empresa de telecomunicações.
O que está escrito no post faz-lhe plena justiça, pois não só era um bom engenheiro, mas era também uma pessoa com um cariz excepcional e capaz de mobilizar as pessoas a fazerem o melhor de si. Muitas gargalhadas ouvi e troquei com ele, muitas vezes sobre assuntos sérios e outras nem tanto - era impossível não nos deixarmos contagiar pela boa disposição mesmo quando as coisas estavam difíceis.
Se ele alguma vez ler estes comentários, deixo aqui um grande abraço para ele.
Alb

 
At 4:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Epah, o Ricou é matemático, não é engenheiro, caralho!

 
At 11:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Bem, vou ter teste de CDI I amanhã e isto fez-me descomprimir um pouco! :p
Ricou <3

ass: gajo de LMAC

 

Enviar um comentário

<< Home